MAIO, 2019

Sénior
Equipamentos
Pároquia

Visita Pastoral de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, à Paróquia da Cova da Piedade e á nossa Instituição

Caros paroquianos e comunidade crente, e não crente, da Cova da Piedade. A nossa Paróquia vai ter a honra de receber a visita solene do Senhor Bispo de Setúbal, D. José Ornelas. Há já muitos anos recebemos em festa o nosso primeiro bispo D. Manuel Martins, mais tarde o nosso segundo bispo D. Gilberto Canavarro dos Reis e agora queremos abrir os braços ao nosso D. José.

Sobre o mistério e o ministério episcopal, o Concílio Vaticano II, na Constituição Apostólica, Lumen Gentium, recorda-nos: «Na pessoa dos Bispos, assistidos pelos presbíteros, está presente no meio dos fiéis o Senhor Jesus Cristo, pontífice máximo. Sentado à direita de Deus Pai, não deixa de estar presente ao corpo dos seus pontífices, mas, antes de mais, por meio do seu exímio ministério, prega a todas as gentes a palavra de Deus, administra continuamente aos crentes os sacramentos da fé, incorpora por celeste regeneração e graças à sua ação paternal novos membros ao Seu corpo e, finalmente, com sabedoria e prudência, dirige e orienta o Povo do Novo Testamento na peregrinação para a eterna felicidade. Estes pastores, escolhidos para apascentar o rebanho do Senhor, são ministros de Cristo e dispensadores dos mistérios de Deus; a eles foi confiado o testemunho do Evangelho da graça de Deus e a administração do Espírito e da justiça em glória.»

Esta visita de 6 dias, de 13 de maio a 19 de maio, vai ser uma oportunidade para darmos a conhecer ao D. José Ornelas a realidade da nossa comunidade. Vamos ter a oportunidade de acolher o nosso Bispo em diferentes instituições e organizações na sua grande maioria laicas.

O tema desta visita pastoral são os jovens. O nosso Bispo preocupa-se com os jovens e quer ir ao seu encontro. Quer conhecer o que pensam os jovens em 2019: os seus ideais de vida e a forma como os procuram concretizar, os seus medos, as suas dúvidas, as suas maiores dificuldades.

Oportunamente divulgaremos o programa definitivo da visita do D. José Ornelas.

Bem-vindo D. José. A nossa Paróquia está sedenta da sua presença, da sua palavra e do seu testemunho de fé.

O vosso em Cristo,

Pe. José Pinheiro