“Construir o Caminho da Esperança”, Visita Pastoral de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal

MAIO, 2019

Juventude
“Partilha-te [em novos caminhos]”

No dia 15 de maio tivemos a grande honra de, mais uma vez, abrir as portas da nossa Instituição a D. José Ornelas, Bispo de Setúbal.

Apesar da sua visita pastoral às Instituições e Entidades da Paróquia da Cova da Piedade ter como objetivo comunicar com a juventude, foi com antecipação e alegria que os séniores da Residência Nossa Senhora da Esperança receberam a sua presença naquela que é a sua casa.

Na celebração da Eucaristia realizada na Residência Nossa Senhora da Esperança (e concelebrada pelo Pároco Padre José Pinheiro, o Vigário Paroquial Padre Afonso Liberal e o Padre Manuel Soares), D. José Ornelas lembrou-nos que “mesmo que este ciclo de visitas seja um guia para os jovens crentes, não nos podemos esquecer dos que antecedem a nossa juventude, os que a educaram e continuam a educar”. A animação foi realizada por um dos grupos musicais da “Cultura Aberta”, a “Tertúlia da Esperança”.

Com o decorrer da celebração, o nosso Bispo mencionou a bênção que estes dias de visita pastoral têm sido, pela possibilidade de poder espalhar fé e crença nos seus diálogos e olhar “para a vida sabendo que está nas mãos de Deus” que cuida e nos cria em conjunto com as nossas famílias.

“O caminho da esperança vai para além do que conseguimos ver” afirmou D. José, apelando de novo à importância dos jovens nesta jornada rumo a um futuro promissor, tanto como o dever dos séniores para com a educação e conhecimento da juventude que os ajuda a construir este ‘caminho’.

Após o almoço, foi a vez dos mais novos do Equipamento do Bairro, receberem D. José Ornelas. Foi com criatividade e alegria contagiante que as nossas crianças acolheram o nosso Bispo. Os grupos de pré-escolar entoaram uma canção, assim como as crianças de 2º ciclo do Bairro e Centro Comunitário que para além do Aleluia realizaram uma coreografia.

Seguiu-se um breve momento de diálogo aberto entre o Sr. Bispo e as nossas crianças: “Sempre pensou ser Padre?” e “Qual milagre realizaria se tivesse a possibilidade?”, foram algumas das diversas questões que deram rumo a esta discussão, dando asas a um momento de nostalgia e reflexão para todos presentes na sala, mostrando também o quão próximo o nosso Bispo é dos jovens.

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro está, mais uma vez, deveras honrado e grato por esta oportunidade de fazer parte da iniciativa “Partilha-te [em novos caminhos] ”, assim como pela disponibilidade e presença amigável que o D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, deixou ao visitar os nossos residentes, crianças e trabalhadores. Este dia ficará nas nossas memórias e anteciparemos com braços abertos qualquer futura visita do nosso Bispo, D. José Ornelas.