Festas de Natal na Instituição traduzem o espírito de união entre o Centro Paroquial, utentes e famílias.
A passada semana foi repleta de celebrações natalícias na nossa Instituição… Encontros de pares e famílias, que traduzem em ações o espirito desta época, e o que procuramos viver sempre no Centro Paroquial.
A primeira celebração foi o Jantar dos Trabalhadores.
Cerca de 250 foram aqueles que estiveram no jantar de equipa, promovido pela Direção da Instituição. A noite iniciou-se como habitual com a celebração Eucarística, presidida pelo nosso Presidente e Pároco da Cova da Piedade, Pe. José Pinheiro. Nela foi lembrado o propósito principal desta época, a união e fé, lembrados os que já faleceram e também aqueles que, para garantir a permanência do serviço (nas respostas de 24/24h), não puderam estar presentes neste encontro “de família”.
Após o jantar, revimos em filme os momentos que marcaram o ano de 2025 na nossa Instituição e demos a conhecer os bebés dos nossos trabalhadores, nascidos em 2025. Foram ainda distinguidos os colegas com 15 e 25 anos de serviço. O final da noite animou-se na pista de dança.
As tardes de quarta e quinta feira foram dedicadas às respostas seniores. Duas festas para utentes, trabalhadores e famílias. A primeira, na Residência Nossa Senhora da Esperança, juntou também os utentes da Casa de São Paulo, de Centro de Dia e do Centro de Convívio, Cultura Aberta (CA). Contou com declamação de poemas (pelo grupo “Memórias e Saberes Partilhados”), o grupo de Dança da CA, o de Dança Criativa de utentes seniores, um teatro protagonizado por trabalhadores e o grupo musical, ComKordas. Findou com uma “mesa farta” num lanche partilhado.
Na festa da Residência Nossa Senhora da Piedade, os presentes assistiram a canções natalícias e recitação de poemas, por alunos do Agrupamento de Escolas do Monte de Caparica. Seguiu-se o “Grupo Coral e Instrumental Ventos e Marés”, que os brindou com música e espírito natalício.
Ainda na quinta feira, o início da noite deu lugar à Festa de Natal das Respostas Sociais de Infância. O Complexo dos Desportos do Feijó recebeu as famílias de todos os nossos Equipamentos, para assistir em primeiro a um filme das crianças de creche, e depois à apresentação ao vivo do espetáculo “Sonho de Natal” (uma adaptação da nossa equipa ao conto “A pequena vendedora de fósforos”), interpretado por crianças de Educação Pré-escolar e CATL de 1º e 2º Ciclo e um grupo de pais de todos os nossos Equipamentos (Bairro/A Nossa Creche, Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro, Centro Comunitário Renascer e Creche e JI da Ramalha).
A festa contou na abertura com a presença da Presidente da Câmara de Almada, Dra. Ines Medeiros que, juntamente com o Presidente da Instituição, Padre José Pinheiro, deixaram votos de um feliz Natal e enfatizaram esse momento como espaço de ligação emocional e familiar, tão presente diariamente na Instituição.
Na sexta-feira, foi a vez da primeira Festa de Natal d´As Candeias (Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial para a pessoa com deficiência). Uma festa totalmente dirigida pelos utentes daquele espaço.
A abertura aconteceu com um presépio ao vivo (de utentes e familiares). Numa outra sala do Equipamento, trabalhos expostos mostraram a dedicação dos nossos jovens adultos, em produções artesanais com materiais de desperdício.
Seguiu-se a interpretação de músicas natalícias com o apoio da Professora de Música, uma música ensaiada pela equipa com os utentes e a Tuna Sol&Dó (CA). A tarde encerrou com um lanche partilhado e muitas emoções.
Ao final dessa mesma tarde a Direção da Instituição recebeu a Tuna Sol&Dó (CA) na Quinta Dom Manuel Martins, que interpretou algumas músicas em modo de serenata.
Mais um ano que concretizamos o nosso propósito, não só no dia a dia, mas juntos, em momentos, equipas, utentes e comunidade a alegria de Jesus nascido.

