Ana, Lucília e Donzília atrizes em “O riso é o melhor remédio”, oficina de teatro
Ana Cruz e Lucília Teixeira, residentes na Residência Nossa Senhora da Piedade e Donzília Almeida da Residência Nossa Senhora da Esperança, fizeram parte da Oficina de Teatro para seniores “O riso é o melhor remédio”, uma iniciativa conjunta da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas e do Teatro Extremo, realizada semanalmente desde abril 2025.
Inicialmente, as sessões foram encaminhadas no âmbito dos membros do grupo se conhecerem e relacionarem, incluindo exercícios de relaxamento e jogos teatrais. Foram depois ao longo do tempo desenvolvendo competências de expressão facial e emocional (expressar a nível físico emoções) e de estimulação cognitiva, pelo relacionar de conceitos e memorização de informação.
Segundo Bibi Gomes, atriz e dinamizadora do projeto, este “(…) permite a concretização de sonhos de pessoas que, quando pertenciam à população ativa, nunca tiveram a oportunidade de fazer teatro. Permite-lhes partilhar as suas vivências e memórias, transmitir conhecimento e experiência às gerações mais novas. Desperta o gosto pelas artes e cultura, aumenta a auto- estima (…)”.






No passado dia 12 julho, estes encontros culminaram numa apresentação à comunidade no Teatro- Estúdio António Assunção.
Com base num texto de Max Aub (escritor espanhol), Bibi levou os jovens atores a refletirem sobre o mundo atual: “em vez de se estimular o amor, a empatia e o respeito pelo outro, vemos que cada vez mais se manipula a opinião pública incentivando o medo e o ódio. É um exercício que é um alerta…” (Bibi Gomes).
Em monólogo, cada participante apresentou uma pequena cena ao público, momentos em que os restantes também foram tendo algumas intervenções ensaiadas ou até para apoiarem os seus colegas em pequenos lapsos de memória durante a sua apresentação.
Lucilia, de 95 anos gostou da experiência: “… aprendi, convivia. Aprendi o texto, tudo o que a Bibi ensinava”.




