Ação Social

Para além das principais áreas de atuação da Instituição, o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro tem outras respostas sociais que promovem o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos e das famílias, contribuindo para a sua dignidade.

Loja solidária

A Loja Solidária nasce da vontade em realizar e apoiar iniciativas orientadas para a minimização de desequilíbrios sociais. É um projeto, aberto à comunidade, que pretende disponibilizar de forma gratuita, roupa, brinquedos e outros artigos, procurando auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Como pode ter acesso?
O acesso à Loja Solidária pode ser directo, ou através do encaminhamento pelas instituições concelhias e grupos paroquiais.

infor@cparoquial-covapiedade.pt

Segundas e quintas feiras, das 14:00 as 17:00.

Praceta Luisa Sigeia, 40-B
Cova da Piedade
2805-348 Almada

Ajuda alimentar

A nossa Instituição colabora com o Banco Alimentar de Setúbal e com o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC) como Instituição mediadora, apoiando na sinalização de casos e na distribuição de géneros alimentares a indivíduos e agregados familiares em situação de vulnerabilidade.

Inscrição

• Encaminhamento pelos serviços, instituições concelhias e grupos paroquiais;

• Atendimento com o técnico de Serviço Social da Instituição.

Quais os critérios para ter acesso à ajuda alimentar?

• Proximidade de residência e/ou local de trabalho aos Equipamentos da Instituição;

• Situações de carência económica: ausência de rendimentos, desemprego, precariedade económica com despesas fixas, baixo rendimento per capita;

• Situações de carência social (quando associado a carência económica): pessoas com filhos a cargo; monoparentalidade; famílias que tenham a cargo menores e/ou adultos que apresentem incapacidades; isolamento; doença crónica.

infor@cparoquial-covapiedade.pt

Cantina social

Resposta de intervenção na emergência social, destinada ao fornecimento de refeições confecionadas, a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade sócio económica.

Inscrição

• Pedido individual, ou através dos serviços, instituições concelhias e grupos paroquiais;

• Atendimento com o técnico de Serviço Social da Instituição.

Quais os critérios para ter acesso à cantina social?

• Situações de carência social (quando associado a carência económica): pessoas com filhos a cargo; monoparentalidade; famílias que tenham a cargo menores e/ou adultos que apresentem incapacidades; isolamento; doença crónica; o Situações de emergência temporária, devidamente confirmada.

Equipamento de proximidade à zona de residência/local de trabalho

a.social@cparoquial-covapiedade.pt

Como ajudar?

Desenvolvemos há cinquenta anos, uma ação de apoio social de qualidade, servindo a todos, em todas as fases da vida. Realizamos tudo isto, com a imprescindível ajuda dos nossos parceiros: colaboradores, Estado, doadores, voluntários e amigos.