A instituição

Amar é construir
para os outros!

Foi com este ideal que nascemos há 50 anos no seio da comunidade paroquial da Cova da Piedade e é assim que queremos continuar a servir.

Tudo o que fazemos é por uma causa maior. A causa do amor e do serviço ao outro na promoção da sua dignidade humana, à luz da fé em Jesus Cristo que nos guia e orienta.

Atualmente, dispomos de 8 equipamentos sociais: 4 na área de Infância, 2 sénior e 2 na área cultural, totalizando 15 respostas sociais. Com cerca de 300 trabalhadores, inúmeros voluntários e benfeitores, somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que apoia, diretamente mais de 1500 utentes, e de forma indireta cerca de 5 mil pessoas.

Missão

A nossa missão focaliza-se numa ação centrada na dignidade humana, promovendo respostas sociais que visam o crescimento e promoção de cada indivíduo, através de valores cristãos, ética, igualdade e solidariedade.

Visão

Assenta no ideal de ser reconhecido pela qualidade total dos seus serviços, e reconhecimento de excelência da Instituição.

Política de Gestão

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro propõe-se prestar serviços que respondam com responsabilidade, criatividade e qualidade às necessidades e expetativas dos seus utentes, tendo como referencial a norma NP EN ISO 9001:2015 para as respostas sociais de Creche, Pré-Escolar, Centro de Atividades de Tempos Livres, Centro de Acolhimento Temporário, Centro de Dia, Centro de Convívio, Estrutura Residencial para idosos, Serviço de Apoio Domiciliário.

Propõe-se, ainda, assegurar o nível A nas respostas sociais ativas, onde sejam aplicáveis os modelos de avaliação do Instituto da Segurança Social, melhorando continuamente a eficácia do Sistema de Gestão.

Para isso, procurará:

• Conhecer as necessidades dos utentes com vista à sua satisfação;

• Valorizar, continuamente, os recursos humanos através da sua formação, realização, motivação e satisfação;

• Suprir necessidades existentes na comunidade no qual se integra o Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro;

• Alcançar os objetivos estipulados referentes aos processos definidos;

• Incrementar medidas ambientais que eliminem o desperdício;

• Garantir a satisfação dos parceiros com os quais estabelece protocolos.

 

Certificação de qualidade

cspprg_certificacao-qualidade.jpg
 

O que nos move, é a qualidade do que fazemos por si!

A qualidade é atualmente uma filosofia para praticamente todos os prestadores de serviços. No Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro esta aposta não é recente… É um dos nossos pilares, e faz parte da Visão desta Instituição!

A atual direção

 

A 15 de agosto de 2022 foi renovada a Direção do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, cujo mandato tem a duração de quatro anos, até 14 de agosto de 2026.

De forma totalmente voluntária, com amor, entrega e dedicação, fiéis a Jesus e ao Evangelho, os seus membros servem esta obra social que nasce da ação sócio-caritativa da comunidade da Cova da Piedade.

Órgãos Sociais - decreto de nomeação

Pe. Jose Pinheiro, Presidente da Direção

Padre José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro
PRESIDENTE
josegilpinheiro@gmail.com

Ana Luísa Ataíde Albino Pação Caixas
VICE-PRESIDENTE
direcao@cparoquial-covapiedade.pt

Maria Carmo Almeida, 1º Secretário

Maria do Carmo Costa Ferreira de Almeida
1.º SECRETÁRIO

Abílio Ferreira, 2º Secretário

Abílio Ferreira
2.º SECRETÁRIO

Manuel Bento, Tesoureiro

Manuel Jorge Bento
TESOUREIRO

Conselho Fiscal

CONSELHO FISCAL
da esquerda para a direita: António Pação Caixas (Vogal), Manuel Rodrigues (Presidente), José Teixeira (Secretário)

Novos desafios!

Acompanhados pela fé e perseverança, temos em desenvolvimento um novo projeto:

“As Candeias”
(Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial)

A nossa história

 

Inicialmente designado por Centro Paroquial de Bem-Estar Social da Cova da Piedade, teve os seus primeiros estatutos publicados a 23 de fevereiro de 1973.

A história desta obra social, começa com o Padre António Augusto Sobral que deu os primeiros passos na ação sócio caritativa da Paróquia da Cova da Piedade. Foi no entanto, o Padre Ricardo Gameiro Lopes, chegado à Paróquia a 1 de junho de 1975, que impulsionou e fez crescer esta grandiosa obra social, tornando-a numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de referência.

No ano de 2005, esta Instituição passa a ter uma nova designação: Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro; uma homenagem em vida, feita ao seu então Presidente, Padre Ricardo Gameiro.

O Padre Ricardo Gameiro foi Pároco e Presidente da Instituição até à data de sua morte, a 19 de dezembro de 2011.

Em 5 de agosto de 2012, toma posse o Padre José Pinheiro, atual Pároco e Presidente da Instituição. Durante a fase de transição foi presidente o Padre Fernando Belo (atualmente Pároco emérito de Almada).

PadreRicardoGameiro.JPG

Com parcas possibilidades no início, foi no Bairro Nossa Senhora da Piedade que se concentraram, durante 25 anos, todas as respostas sociais. Em 1998 nasce o segundo Equipamento social: o Centro Comunitário Cova da Piedade/Laranjeiro. Segue-se dois anos depois o Centro Comunitário Renascer, o acordo de gestão do Jardim Infantil da Romeira em 2004, e a Creche e Jardim e Infância da Ramalha em 2010.

O primeiro equipamento sénior, a Residência Nossa Senhora da Esperança, é inaugurado em 2001, e foram precisos mais 14 anos (até 2015) pela inauguração da Casa de São Paulo, a segunda residência sénior. No ano de 2023 é inaugurada a Residência Nossa Senhora da Piedade, reforçando a resposta de alojamento sénior da Instituição, tão necessária à Comunidade.

Como aposta na cultura, nasceu em 2012, o Centro de Documentação de Instituições Religiosas e de Família, e mais recentemente, a Casa do Parque, alojamento para estudantes.

Este percurso foi acompanhado sempre pela Visão de prestar serviços de qualidade, razão que levou a Instituição a procurar certificar os seus serviços pela norma NP EN ISO 9001 e pelos Manuais da Segurança Social (MAQIS) em 2010, obtendo o nível A (excelência), apenas um ano depois, em 2011.

Estatutos

Os Estatutos do Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro incluem um conjunto de artigos de carácter geral que regulam o seu normal funcionamento e definem as grandes linhas orientadoras da sua ação.

Quer vir trabalhar connosco?

No Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro encaramos os nossos trabalhadores como peças fundamentais do sistema, pelo que valorizamos a capacidade de adaptação ao meio e aos desafios, assim como a orientação para a qualidade e objetivos do serviço.