Perguntas frequentes

Infância

O que devo fazer para inscrever o/a meu filho/a?

A inscrição nas Respostas Sociais de Infância (Creche, pré-escolar e Centro de Atividades de Tempos Livres - CATL) é gratuita e abre uma vez por ano, nos primeiros dias úteis de Maio.

São realizadas preferencialmente no Equipamento mais próximo da sua zona de residência / trabalho, mas válidas para todos os nossos Equipamentos desde que a família assim o indique.

Saiba tudo sobre as inscrições de infância aqui.

Existe lista de espera para conseguir vaga para o/a meu filho/a?

Existe uma lista de espera, com validade limite de 1 ano. Não conseguindo vaga no ano letivo da inscrição, e pretendendo renovar o seu interesse na colocação, deve realizar a inscrição novamente em Maio de cada ano.

Não é possível inscrever fora do período habitual de inscrições?

Sim, é possível realizar a inscrição em qualquer altura do ano letivo. Será considerado numa segunda lista de espera, à qual recorremos quando esgotada a lista de espera original (que resulta das inscrições de Maio).

Saiba tudo sobre as inscrições de infância aqui.

Gostaria de visitar o espaço. É possível?

Sim, poderá agendar a visita ao/s Equipamento/s em qualquer altura do ano. Basta entrar em contacto com o mesmo e agendar a data junto dos serviços.

Consulte os equipamentos de infância aqui.

Quais os valores das mensalidades?

Os valores das mensalidades são calculados em função dos rendimentos de cada família e mediante a nossa tabela de comparticipação, exposta em todos os Equipamentos.

Ao obter vaga para o/a meu filho/a garanto a permanência nos anos letivos futuros?

Uma vez obtida vaga numa das nossas respostas sociais, existe garantia de vaga em todos os anos subsequentes, desde que seja realizada a renovação de matrícula anualmente, e que sejam cumpridos todas as obrigações familiares dispostas no nosso regulamento interno.

Quais as idades em que posso inscrever o/a meu filho/a?

As crianças podem frequentar a nossa Instituição aos 12 anos (final do 2.º ciclo).

Sénior

O que devo fazer para inscrever um familiar em lar (Estrutura Residência para Idosos) ou Centro de Dia ou Serviço de Apoio Domiciliário?

A inscrição nas nossas respostas sociais seniores é gratuita e pode ser realizada em qualquer altura do ano. Deve entrar em contacto e agendar um atendimento com um dos nossos técnicos.

Pode fazê-lo aqui.

Quais os valores das mensalidades?

Os valores das nossas mensalidades são calculados em função dos rendimentos de cada utente e/ou dos seus familiares (caso o utente não tenha rendimentos próprios). Existe no entanto uma pequena percentagem de “camas em Estrutura Residêncial para Idosos” que são em regime privado devido à falta de comparticipação estatal.

É necessário pertencer à Liga de Amigos da Instituição para ter vaga?

Não. Qualquer pessoa pode realizar a inscrição. Apenas é tido em conta na atribuição dos critérios de seleção para integração.

Podemos usufruir de mais de um serviço?

Sim. Há serviços como Centro de Dia, Transporte ou Apoio Domiciliário que podem ser cumulativos. Indique junto dos nossos serviços quais as suas necessidades para avaliarmos a possibilidade de lhes corresponder.

Pode consultar a nossa oferta sénior aqui.

Existe um período específico para realizar a inscrição?

Não, as inscrições estão abertas todo o ano, para os três tipos de serviço. Basta agendar atendimento com o técnico responsável pela resposta social.

Pode fazê-lo aqui.

Posso escolher qual o espaço onde pretendo um quarto?

Sim, pode deixar essa indicação, assim como ficar em lista de espera para todos os nossos Equipamentos e será chamado para o que apresentar primeiramente vaga.

Consulte os equipamentos de seniores aqui.

Ação social

Estou numa situação financeira/social complicada e preciso de apoio? Como podem ajudar?

O Centro Social Paroquial Padre Ricardo Gameiro, sendo uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) tem intervenção social junto da comunidade envolvente. Temos apoios como: alimentação, roupa e artigos para casa, encaminhamento para respostas de emprego, encaminhamento para outras Entidades. Entre em contato com os serviços, apresente a sua situação e será atendido pelo técnico responsável.

Porque quando pedi apoio, fui chamado para entrevista de emprego?

Apoiamos quem precisa, e muitas vezes mais que entregar géneros, importa dar ferramentas a longo prazo para que as pessoas melhorem a sua condições de vida. Por esta razão, sempre que o currículo de uma pessoa for de encontro a uma das nossas ofertas de emprego, será encaminhada para entrevista de emprego.